INÍCIO CONTATO EDITAIS AGENDA COMUNICAÇÃO NOTÍCIAS FOTOS INDIQUE WEBMAIL EXTRANET SOBRE
NOTÍCIAS:
Agricultores e técnicos discutem criação da rede de viveiros no Vale

Durante o encontro regional realizado na sede da CATI em Registro, no dia 29 de abril, cerca de 70 produtores de mudas nativas e técnicos extensionistas dos municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado, Sete Barras, Registro, Juquiá, Miracatu, Iguape e Iporanga discutiram os primeiros passos para a criação de uma rede regional para integrar e fortalecer a atuação dos viveiros de espécies florestais nativas da Mata Atlântica existentes no Vale do Ribeira.
A maioria dos participantes veio da região do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga (Mojac), onde estão os grupos de viveiros comunitários e de agricultores que fazem parte do Projeto Formando Florestas, desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC), com financiamento do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO/TFCA). Técnicos do Formando Florestas e de instituições parceiras apoiaram a mobilização dos agricultores para participação no encontro, como forma de impulsionar o fortalecimento dos viveiros, uma das metas do projeto.
A proposta discutida no evento é que a rede de viveiros seja formada por representantes dos grupos de produtores de mudas e viveiristas, com a participação dos técnicos de diversas instituições que apoiam a iniciativa. A organização tem o objetivo de qualificar o trabalho dos empreendimentos produtivos, padronizar a produção regional, propiciar a troca de informações e de sementes entre os grupos e ampliar a comercialização das mudas produzidas.
De acordo com dados divulgados no encontro, há uma demanda de plantio de mais de 700 mil mudas de espécies nativas na região, em médio prazo, a ser cumprido por grandes empresas e concessionárias de energia elétrica, saneamento e de rodovias para fins de compensação ambiental, sem contar as demandas decorrentes do novo Código Florestal para futuros projetos de recomposição de matas ciliares, adequação ambiental das propriedades rurais, manejo florestal e implantação de sistemas agroflorestais.
Além do IDESC, o processo de criação da rede de viveiros está sendo apoiado pelo Sebrae-SP, Unesp de Registro, CATI-EDR de Registro, Itesp, Instituto Florestal, Fundação Florestal, Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, Instituto Vidágua, Campanha Cílios do Ribeira, Casa da Agricultura de Registro e Prefeituras dos municípios envolvidos.
Durante o encontro, foi apresentada pelo Sebrae-SP a proposta de capacitação em planejamento e gerenciamento da produção nos viveiros e de articulação para a comercialização das mudas em novos mercados. As ações serão desenvolvidas com núcleos de produtores durante os próximos 18 meses.
Técnicos da CATI, Unesp, Instituto Florestal, IDESC e viveiristas também fizeram apresentações no evento, abordando temas como os sistemas de produção, qualidade e venda de mudas, exigências da legislação ambiental, demandas por restauração florestal no Estado de São Paulo, potenciais compradores de mudas da região, entre outros.
O projeto Formando Florestas conta com a parceria da Fundação Florestal (FF/SMA) e apoio dos gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Planalto do Turvo e Rio Vermelho e Pardinho, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos Quilombos de Barra do Turvo e do Parque Estadual do Rio Turvo, unidades de conservação que compõem o Mosaico do Jacupiranga.


ENVIAR NOTÍCIA POR E-MAIL   IMPRIMA ESTA NOTÍCIA

Publicação Final Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Mãos e Coração Clique e saiba mais.

Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Educação Ambiental/CBH-RB Clique e saiba mais.

Projeto RI-Vida Clique e saiba mais.

Projeto Meninos Ecológicos Clique e saiba mais.

Economia Solidária Clique e saiba mais.
MAIS DO PROJETO Vale do Ribeira Sustentável/Agenda 21 Clique e saiba mais.
CONSAD Vale do Ribeira Clique e saiba mais.
Mala Direta Idesc!
Nome:   Instituição:   Município:   E-mail: 
© 2017 Idesc. Privacidade & Termos
Criação e Desenvolvimento: Inside InternetVoltar Topo