INÍCIO CONTATO EDITAIS AGENDA COMUNICAÇÃO NOTÍCIAS FOTOS INDIQUE WEBMAIL EXTRANET SOBRE
NOTÍCIAS:
Debate no IDESC com o jornalista e escritor Luciano Martins Costa

O IDESC – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania convida para o debate: “A Era da Desrazão - O novo sentido da utopia” com o jornalista e escritor Luciano Martins Costa, que acontece no sábado, 19 de setembro, a partir das 18 horas. Luciano Martins Costa nasceu em Registro, onde se formou no Instituto de Educação Fábio Barreto. Mudou-se para São Paulo aos 19 anos, onde estudou Jornalismo na FAAP, tendo sido aluno do filósofo Vilém Flusser. É jornalista e escritor, mestre em comunicação, dedicado à pesquisa de mídia.
No encontro, o autor pretende provocar reflexões sobre a questão da utopia no mundo contemporâneo. Desde 1993, quando Francis Fukuyama publicou um artigo decretando "o fim da História", a imprensa hegemônica em todo o mundo (com destaque para o Brasil), tenta convencer a sociedade de que não há mais espaços para utopias. Mas se produz uma confusão deliberada entre utopia e ilusão, para desestimular ações em prol de mudanças no sistema político e econômico e reduzir a pressão pela superação de problemas sociais. Esse discurso não é produzido no campo da razão, mas num território que Foucault chamou de "desrazão".
Após o debate, haverá apresentações musicais de Antônio Lara (Batucajé), Serginho Kierme e Amigos, Wilson Pessoa e sua Roda de Samba e Chico Sanfoneiro.
Mini-biografia
Como jornalista, Luciano Martins Costa atuou nas três principais empresas de comunicação de São Paulo, tendo participado da construção da Internet comercial no Brasil, como responsável pelo projeto Estadão Multimídia. Sua gestão foi tema de três pesquisas de Mestrado, sendo uma na Espanha. Posteriormente, foi diretor de três empresas e criador da revista Adiante, a primeira publicação brasileira de economia e negócios com foco em sustentabilidade.
Foi professor visitante na Universidade do Texas, em Austin; criou e coordenou o curso Gestão de Mídias Digitais, na FGV. Foi educador voluntário na antiga Casa de Detenção. É mestre em Comunicação pela Faculdade Casper Libero. Foi durante oito anos, até junho de 2015, editor e apresentador do programa Observatório da Imprensa no Rádio.
É autor de centenas de artigos, alguns dos quais aplicados em vestibulares e concursos públicos. Publicou cinco livros: os ensaios "Escrever com Criatividade" e "O mal-estar na Globalização" - este premiado em 2006 pela União Brasileira de Escritores/RJ; o livro de contos "Histórias sem Salvaguardas" e os romances "As Razões do Lobo" e "Satie" - este ambientado em Registro. Está preparando para publicação o ensaio intitulado "O Diabo na mídia" e o romance "Sanctus Cunnus".

Debate com o jornalista Luciano Martins Costa
Dia: 19 de setembro de 2015
Horário: 18hs
Local: Rua Joaquim Marques Alves, 126 – Centro
Inscrições pelo e-mail: idesc@idesc.org.br

Clique aqui.


ENVIAR NOTÍCIA POR E-MAIL   IMPRIMA ESTA NOTÍCIA

Publicação Final Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Mãos e Coração Clique e saiba mais.

Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Educação Ambiental/CBH-RB Clique e saiba mais.

Projeto RI-Vida Clique e saiba mais.

Projeto Meninos Ecológicos Clique e saiba mais.

Economia Solidária Clique e saiba mais.
MAIS DO PROJETO Vale do Ribeira Sustentável/Agenda 21 Clique e saiba mais.
CONSAD Vale do Ribeira Clique e saiba mais.
Mala Direta Idesc!
Nome:   Instituição:   Município:   E-mail: 
© 2017 Idesc. Privacidade & Termos
Criação e Desenvolvimento: Inside InternetVoltar Topo